"O uso de pesquisas para planejamento de campanhas eleitorais é um fenômeno recente e ainda pouco difundido. Mas ainda que escasso, algum recurso sempre há. Trata-se portanto, de discutir a prioridade das pesquisas eleitorais, entre as muitas necessidades legítimas de uma campanha. Trata-se ainda, de uma questão de planejamento financeiro, posto que pesquisa não costuma ser um item entre os vários orçados, para o qual se busque recursos específicos. 

Nossa experiência em relação às campanhas eleitorais é um diferencial importante, pois agrega qualidade ao trabalho. Definir as informações necessárias nos diversos momentos da campanha é imprescindível, desta forma pode-se elaborar um conjunto de perguntas adequado, orientando com precisão a tática correta a ser adotada.

A estratificação da amostra com dados atualizados retirados do CENSO e TSE, aplicados em território previamente dividido pelo critério geopolítico, possibilitará separar as informações e a posterior análise para estabelecer uma ação diferenciada e mais eficiente em cada parte da segmentação geográfica, e/ou agrupamentos de variáveis.